Atenção: habilite seu browser para o uso de Javascript!

Quer ser Militar?

Ingressando na Carreira das Armas


Temos a desejar felicidades a você que deseja ingressar na Carreira das Armas, tornar-se militar.

No âmbito brasileiro, ser militar, mesmo que de forma temporária, é uma obrigação de todo cidadão, sendo dispensados aqueles que têm alguma incapacidade física, as do sexo feminino (em tempos de paz) ou aqueles que alegarem algum motivo de natureza filosófica, política ou religiosa, que terão outras atribuições, conforme a lei.

Para cumprir com o serviço inicial, o jovem do sexo masculino com idade de dezoito anos  deve se dirigir à Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência e efetivar o alistamento militar, no período de 01 de janeiro a 30 de abril. Quem não o fizer pode ter problemas, como estar impossibilitado de tirar passaporte, estudar em universidade, prestar concurso público, dentre outros.

Na página de dúvidas mais freqüentes do sítio do Exército Brasileiro, o interessado pode obter mais informações detalhadas sobre como prestar o serviço inicial.

Se o interessado ou a interessada são voluntários para seguir carreira, cumpre que ele ou ela saibam, antes de mais nada, algumas peculiaridades da profissão militar, quais sejam:

  • risco de vida permanente;
  • sujeição a preceitos rígidos de disciplina e hierarquia;
  • dedicação exclusiva;
  • disponibilidade permanente;
  • mobilidade geográfica;
  • vigor físico;
  • proibição de participar de atividades políticas;
  • proibição de sindicalizar-se e de participação em greves ou em qualquer movimento reivindicatório;
  • restrições a direitos sociais;
  • vínculo com a profissão mesmo na inatividade;
  • sujeição a regulamentos disciplinares e códigos penais militares.

Além do mais, é necessário elucidar que, em virtude da profissão, o militar influencia fortemente a sua família, sobretudo pela dificuldade em construir o seu patrimônio, pelos prejuízos graves na educação dos filhos, bem com as restrições para que o cônjuge exerça atividades remuneradas.

Também cabe ressaltar a grande diferença de regime trabalhista entre o civil e o militar, pois este não tem adicional de horas-extras, carteira assinada, adicional de trabalho noturno, jornada de trabalho limitada a 44 horas semanais, dentre outros benefícios disciplinados pela CLT. O sistema de previdência também é diferenciado, especialmente por conta da vinculação permanente do militar à sua carreira, mesmo na inatividade.

Diante de tudo isso, vale a pena ingressar?

Em primeiro lugar, toda carreira tem suas restrições. Em outros setores do serviço público não há semelhanças, igualmente, com a CLT. O setor privado, infelizmente, tem flexibilizado as leis trabalhistas, e muitos lugares não contratam mais com carteira assinada, o que priva o trabalhador de uma série de direitos.

Em segundo lugar, o conceito de remuneração é relativo. Ninguém que entra para o serviço público sai milionário, ao menos de forma lícita. O Estado se compromete a conferir ao cargo uma compensação financeira correspondente ao necessário para que o funcionário exerça bem suas atividades. Quem ingressa numa carreira pensando nos ganhos financeiros dela, além de já começar errado - pois a remuneração deve ser conseqüência de um trabalho, não causa dele - pode vir a se tornar um trabalhador improdutivo, especialmente se for uma pessoa sempre insatisfeita com o que ganha.

Finalmente, é conceito corrente que ser militar não é fazer parte de um emprego, mas é estar vocacionado para uma missão. Quem de fato deseja viver uma missão, abraçar a carreira das Armas, percebe-se vocacionado, "leva jeito para a coisa", superará os obstáculos a fim de atingir seus objetivos. Dentro das instituições militares há uma série de cursos de formação e de aperfeiçoamento, que o indivíduo faz para seu aprimoramento, no interesse da Força. Quem gosta da carreira, sempre encontrará nela oportunidades de crescimento, pois saberá que "as dificuldades existem para serem vencidas".

Hoje em dia, é muito propagada a idéia de não se abraçar a carreira militar, justamente pela visão utilitarista das coisas ("que vantagem eu levo nisso?"). Indo um pouco para a orientação da nossa página, Jesus não levou aparentemente vantagem alguma em pregar o Evangelho, sacrificar-se ao longo da vida e, ao final, sofrer a mais grave das penas de morte de sua época. Seu esforço, entretanto, produz efeito até hoje, na transformação e salvação de milhões de vidas. Seu trabalho valeu a pena.

E você, o que pode fazer para transformar o que está ao seu redor? O que pode fazer pelo nosso País, por sua segurança? Que herança moral e cívica você haverá de deixar para seus filhos, netos e bisnetos? Qual o seu compromisso com as futuras gerações?

Pondere essas coisas e, se quiser seguir adiante, examine as diversas opções de ingresso nas Forças Armadas, acessando a página da Marinha, do Exército, ou da Força Aérea, para mais informações de forma detalhada. No nosso Guia de Páginas há, ainda, ponteiros para a grande maioria das páginas das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros pelo Brasil.





RecuarPara o alto


Exare suas ponderações
» Comentários até agora: 10.

Em 21/05/2013, às 08:59, Mario Junior, de Angra Dos Reis, ponderou:
Essa pagina é simplesmente maravilhosa para nós militares ou civis que admiram a carreira de honra que um militar exerce, que seja nas Forças Armadas ou Forças auxiliares. Jesus nosso General, nos deixou uma missão até o fim de nossas vidas, "ide e pregai o evangelho".
Em 29/12/2011, às 17:10, Brunão, de Ipatinga, ponderou:
Parabens pelo site, post magnifo Hoje eu fumei maconha, to doidão lendo este post, senti vocação pela carreira Militar. Era exatamente isso que eu precisava, eu aceito a misão.
Em 31/12/2010, às 03:19, Odeio, de Deus, ponderou:
satanás esteja convosco
Em 28/11/2010, às 18:29, Cleber, de Campinas, ponderou:
Miriam, o ingresso pela carreira militar, área administrativa, pode ser feito pela Escola de Administração do Exército (EsAEx) ou mesmo por oficial de carreira temporária, na região militar a qual você pertence - no caso a de Brasília. Fique atenta pois abrem-se concurso todos os anos na área administrativa. Abraço.
Em 27/10/2010, às 21:38, Miriam, de Luziania, ponderou:
apaz do senhor,meu nome e miriam,sou evangelica,tenho
23 anos ,terminei o ensino medio estou curnsando administraçâo no ensino superior ,e sempre tive o desejo de engressar no exercito,como faço para engressar na area administrativa do exercito ,pra fazer estagio ou alguma coisa parecida.obrigada eu aguardo uma resposta de vocês fiquem na paz do senhor.........
Em 27/09/2010, às 19:21, Noemi, de Rj, ponderou:
Sou evangelica tenho 40 anos meu grau de escolaridade, Ensino Medio completo também fiz o Magisterio e fiz o curso com estagio de ACD (Auxiliar de Consultorio Dentario )e gostaria muito de trabalhar na aerea militar, gostaria de saber como entrar e aonde me escrevo, obrigada desde já e espero a resposta.
A paz de Cristo.
OBS:Mulher pode ser militar e qual a idade limite?
Em 26/07/2010, às 18:53, ALCIONE, de VIÇOSA, ponderou:
RECEBI UMA BENÇAO EM CONHECER ESTA PAGINA
QUE O SENHOR JESUS OS ABENÇOE CADA DIA MAIS
APDSJ
Em 01/04/2010, às 07:57, Ronaldo Dias Dos Santos, de Montes Claros Mg, ponderou:
gostaria participar com vcs nessa missão
Em 25/03/2010, às 10:38, Renata Brandão, de Rio De Janeiro, ponderou:
Olá, graça e paz!

Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo site. Vez ou outra, passo por aqui e encontro matérias muito interessantes, em especial da capelania protestante.
Gostaria de fazer o concurso para o QCO, e lógico; ser aprovada!
Sendo que não encontro na internet nenhum site que disponibilize as provas anteriores gratuitamente.
Será que poderia indicar onde as consigo?

Abraços fraternais em Cristo
Em 09/02/2010, às 16:49, Gabriela, de Porto Alegre, ponderou:
otimo o site de vcs gostari de participar com vcs do grupo feminino militar.

Comente o texto
Nome:  

Cidade:  

E-mail (não será publicado):  

Comentários:  

» Você pode digitar mais 1024 caracteres.
Digite a seguir o que você lê abaixo:  
0T4wA7MAM


 

Importante: utilize este formulário para ponderar somente sobre o texto acima. Comentários sobre a nossa página devem ser postados na seção Contato.
Busca de Artigo
Busca

DTM - Dicionário de Termos Militares
Termos, gírias e expressões da linguagem militar do dia-a-dia. Consulte:

Interatividade
RSS Militar Cristão Militar Cristão no Facebook Militar Cristão no Twitter Assine abaixo o Boletim de Notícias
E-mail: