Atenção: habilite seu browser para o uso de Javascript!

<

Notícias da Capelania

Retiro reúne capelães militares evangélicos de todas as Forças


Confira a galeria de imagens

Nos dias 26 a 30 de abril passados, a cidade de Valinhos, interior de São Paulo, sediou o Retiro Espiritual de Capelães Militares Evangélicos, congregando irmãos das Forças Armadas e Auxiliares brasileiras. Sob coordenação do sr. Cel Capl EB, Pr. Walter Mello, o retiro reuniu aproximadamente 40 participantes, entre oficiais da ativa e convidados.

O evento, que teve lugar no hotel Fonte Santa Tereza, promoveu o intercâmbio de informações, de procedimentos e de testemunhos dos capelães das diversas Forças. Entremeado por atividades de integração e devocionais, os participantes puderam ouvir palestras importantes, com temas como "Unidade na Diversidade", "Capelania e Missão Integral" e "Panorama da Assistência Religiosa Militar", além de cuidados para com o corpo. Essas palestras foram ministradas por capelães participantes e pastores convidados, como o Rev. Aluísio Laurindo, presidente da Associação de Capelães Militares Evangélicos do Brasil (ACMEB), que foi o responsável pela intermediação e convite do webmaster do Militar Cristão, Cleber Olympio.

Na quarta-feira, dia 28, nosso ministério teve espaço conferido pela organização do evento. Pudemos explanar a respeito do que se trata a visão da obra, a missão a que ela se destina, o público-alvo, bem como compartilhar com os irmãos os desafios e metas de alcance de ainda mais pessoas para o Senhor Jesus Cristo, no meio militar. O webmaster do Militar Cristão expôs as vertentes de seu ministério: presencial, no contato com os irmãos evangélicos das unidades militares; virtual, pelo sítio que administra; e o grande desejo futuro de que a próxima vertente seja a profissional, por meio de ingresso à instituição militar, para o que vem se preparando nos últimos anos. Enfatizou-se, também, a importância da integração entre o ministério Militar Cristão e o serviço de Capelania Militar Protestante, uma vez que a mútua cooperação repercutirá em benefícios quanto ao desenvolvimento do trabalho cristão nas unidades e mais diversas frações de tropa. Ao final de sua preleção, Cleber respondeu a perguntas dos participantes, referentes ao trabalho desenvolvido, ao seu alcance atual em número de visitas, bem como ao projeto gráfico ora desenvolvido e táticas de difusão da Palavra e da mensagem do Evangelho por meio das páginas e das diversas seções internas. Também promoveu a divulgação de manuais da nossa Biblioteca Militar Cristão, colocando exemplares impressos de todos os volumes já lançados à disposição dos interessados, que obtiveram ótima aceitação e rapidamente se esgotaram.

O retiro também foi a oportunidade para que o webmaster deste ministério pudesse ter contato com capelães das diversas Forças, além de reencontrar irmãos que já colaboraram com nosso ministério por meio de entrevistas, como os srs. Ten Cel Capl EB Pr. Xavier, Cap Capl EB Pr. Daniel e 1º Ten QOCpl FAB PAS Valdemar. A intenção é que os contatos se aprofundem e aperfeiçoem, e todos os capelães presentes foram convidados a participarem do ministério desenvolvido por este sítio, por meio de realização de entrevistas e compartilhamento de pastorais, dentre outros meios de atuação.

Houve também espaço para reuniões administrativas, nas quais foram compartilhados desafios e propostas junto aos capelães-chefes dos Serviços de Assistência Religiosa das Forças Armadas, que se fizeram presentes no evento, desenvolvendo-se ideias num clima de camaradagem e respeito mútuos.

Destaque damos à intermediação do sr. Rev. Aluísio, que desde anos vem sendo nosso contato presente e abençoador diante da capelania militar protestante, com o qual estabeleceremos futuras parcerias de conteúdo para que ambos os ministérios, do Militar Cristão e da ACMEB, venham a ser edificados em Cristo. O webmaster também destaca a agraciação que teve com livros ligados ao ministério com o pessoal militar e um exemplar camuflado da Bíblia Sagrada, gentilmente conferido pelo sr. Cap Capl EB Pr. Mesquita. Ambos os livros - "O Combatente de Cristo", que relata testemunhos da vida do sr. Capl EB Pr. João Filson Soren, febiano que foi o primeiro capelão militar protestante brasileiro, e a obra "Un Soldado de Dios Recuerda" (Um soldado de Deus recorda, sem título em português), que relata fatos da vida do sr. Cel Capl EUA (R) John W. Schumacher - serão objeto de resenha, a ser divulgada neste espaço.

O retiro é organizado anualmente, contando com autorização e apoio dos serviços de assistência religiosos de cada Força ali representada, e tem sido uma oportunidade ímpar de que todos venham a se conscientizar da força e necessidade da Capelania Militar Protestante brasileira, que age com o ministério específico de edificar, conduzir à maturidade cristã e dar aconselhamento aos oficiais e praças das diversas frações de tropa, nos diferentes corpos militares, que darão seu testemunho de vida aonde sequer o Estado pode alcançar com sua estrutura. Todos levam a incumbência de estimular a visão de que o militar é um missionário, que pode levar Jesus aos confins da nossa terra brasileira.

Que Deus abençoe e sustente a vida e ministério dos irmãos capelães militares evangélicos, que já contam com nosso apoio e estímulo.





RecuarPara o alto

Busca de Artigo
Busca

Interatividade
RSS Militar Cristão Militar Cristão no Facebook Militar Cristão no Twitter Assine abaixo o Boletim de Notícias
E-mail: