Atenção: habilite seu browser para o uso de Javascript!


Vida Cristã

Força no Dia da Angústia

Por Cleber Olympio

  • Pv 24:10: Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.

Texto paralelo a II Coríntios 4:7-18, que diz:

  • 7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.
    8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;
    9 perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;
    10 levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.
    11 Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal.
    12 De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida.
    13 Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos,
    14 sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará convosco.
    15 Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus.
    16 Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.
    17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,
    18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

As aflições podem se produzir em situações difíceis e confusas. Deus está trabalhando por nós, entretanto, e por isso podemos nele confiar, ainda que tudo esteja de modo adverso. (versículo 17).

Há, porém, uma observação:
Os verdadeiros crentes não desfalecem nas tribulações.

  • II Coríntios 4:1 Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; (outra referência: II Co 4:16).
  • Ap 2:3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.

Todavia, o que acontece com muitos crentes é um coração tímido, pois se enfraquecem no dia da angústia. O povo de Israel sofreu essa impressão:

  • Lv 26:36 Quanto aos que de vós ficarem, eu lhes meterei no coração tal ansiedade, nas terras dos seus inimigos, que o ruído de uma folha movida os perseguirá; fugirão como quem foge da espada; e cairão sem ninguém os perseguir.
  • Nm 14:3 E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito?

Deus nos manda sermos corajosos, especialmente no dia da angústia:

  • Dt 31:6 Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.
  • II Cr 32:7 Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque um há conosco maior do que o que está com ele.

A intrepidez e a coragem estão presentes na vida do crente, ainda que as circunstâncias sejam adversas.

  • Sl 27:3 Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.
  • Is 12:2 Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.
  • I Rs 2:2 Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem!

O verdadeiro crente adota as circunstâncias de acordo com as perspectivas de Deus, e vê nelas oportunidades de ouro para aprender e atingir maturidade. Mas isso demanda tempo.

  • II Pe 3:18 antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.




RecuarPara o alto


Exare suas ponderações
» Comentários até agora: 6.

Em 08/01/2013, às 15:35, Edilene, de Sao Vicente, ponderou:
quando li era exatamente o que queria encontrar ,tinha alguns dias que estava com esses versiculos na mente,mais nao sabia onde estava escrito ,folou muito comigo que Deus continue usando vossas vidas mais e mais Deus abençoe!!!
Em 15/08/2012, às 17:02, Carla, de Bh, ponderou:
Maravilhoso ler textos assim. Parabéns! Apenas uma ressalva: o fato de desfalecermos frente a uma tribulação não significa que não somos "crentes verdadeiros". A Bíblia exemplifica.
Em 11/03/2011, às 16:20, RISONEIDE, de ASSU/RN, ponderou:
COM MUITA ANGUSTIA EM MEU CORAÇÃO,LI TODOS ESSES VERSICULOS, QUE FORAM DE MUITA FORÇA AO MEU ESPÍRITO, E COMO CRENTE QUE SOU, NÃO POSSO DESANIMAR NAS DIFICULDADE COM MEUS IRMÃOS EM CRISTO, PRECISO LEVAR FORÇAS A TODOS ELES ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS. AMÉM
Em 04/03/2011, às 19:11, Lidia, de Sao Jose, ponderou:
Gloria a Deus pelo trabalho de vcs. É maravilhoso saber que a palavra de Deus tem verdadeiros guerreiros de oração. Vivemos em uma costante guerra e sempre precisamos de reforço. QUE O SENHOR MULTIPLIQUE SUAS FORÇAS FISICAS E ESPIRITUAIS!
Em 17/03/2010, às 11:57, Mariabento, de Cammboriu, ponderou:
maravilhoso é usufruir d preciosa palavra de Deus

Deus vos abençoe
Em 14/08/2009, às 10:09, Thiago Campos Da Rocha, de LARANJAL PAULISTA, ponderou:
MUITO BOM TEXTO, APRENDI MUITO! DEUS ABENÇOE A TODOS VOCêS!

Comente o texto
Nome:  

Cidade:  

E-mail (não será publicado):  

Comentários:  

» Você pode digitar mais 1024 caracteres.
Digite a seguir o que você lê abaixo:  
TM613Y9


 

Importante: utilize este formulário para ponderar somente sobre o texto acima. Comentários sobre a nossa página devem ser postados na seção Contato.
Busca de Estudo Bíblico
Busca

DTM - Dicionário de Termos Militares
Termos, gírias e expressões da linguagem militar do dia-a-dia. Consulte:

Bíblia Online
Bíblia Online

Capítulo:    Versículo:

     
Palavra(s):

    
Interatividade
RSS Militar Cristão Militar Cristão no Facebook Militar Cristão no Twitter Assine abaixo o Boletim de Notícias
E-mail: