Atenção: habilite seu browser para o uso de Javascript!


Artigos

O Líder Evangélico

Por Melquisedec do Nascimento - 1º Ten PMERJ

As sagradas escrituras nos presentearam com diversos exemplos de líderes que souberam guiar pessoas para o fim colimado. Muitos livros são escritos acerca de liderança, os quais trazem bons ensinamentos para os leitores, entretanto carecem de uma fundamentação cristã, razão pela qual decidimos colaborar com a comunidade Evangélica escrevendo este artigo. Três são as características básicas para uma pessoa ser um verdadeiro líder, a saber: Ter seguidores voluntários; Assumir as responsabilidades do grupo e ser capaz de gerar novos líderes. Antes de prosseguirmos na análise destas características, faz-se mister entender a diferença entre competência e capacidade. A competência está intimamente relacionada ao cargo que uma pessoa ocupa, ou seja, trata-se dos poderes que ela dispõe mediante o exercício do cargo ou da chefia. A capacidade, no entanto, está relacionada à pessoa em si, ou seja, são os dons que uma pessoa possui para agir. Exemplificando: Um juiz de Direito tem competência para pronunciar uma sentença de condenação sobre um réu, pois seu cargo lhe confere tal autoridade, porém um pedreiro não tem esse poder, pois falta-lhe competência. Ora, esse mesmo juiz que tem competência para privar alguém de sua liberdade por determinado tempo, não sabe erigir uma casa de alvenaria, pois, em tese, lhe falta capacidade. Conclui-se então, que normalmente a competência está para o exercício de um cargo ou chefia, enquanto que a capacidade está para o exercício da liderança, mas nada impede que um chefe seja também um líder.

Trazendo de volta a lume as características que distinguem um líder, vemos que lhe é necessário ter seguidores voluntários. Muitos chefes de seção ou departamentos de empresas , se julgam líderes por terem muitas pessoas sob suas ordens. Ora, o fato de se ter muitas pessoas sob comando não quer dizer que uma pessoa seja um líder. Isso pode ocorrer devido à importância do cargo exercido, bem como porque geralmente as pessoas estão ligadas a uma determinada chefia por obrigação e/ou necessidade, pois necessitam do emprego para satisfazer suas necessidades diárias e de suas famílias. Ademais, qualquer tipo de obrigação não permite a elevação do índice de produtividade, haja vista uma pessoa que está inserida num determinado grupo por obrigação, sempre está insatisfeita, por conseguinte não dará tudo de si, pelo contrário, irá sempre agir de forma esmorecida. Os grandes prejudicados, nesse caso, serão sempre o empregador e os clientes, aquele porque terá seus lucros reduzidos e este por receber um serviço ou produto aquém do desejado. Portanto, é imprescindível que aqueles que estão à frente de grupos sejam verdadeiros líderes, e não apenas chefes, cabendo ao empresário evangélico detectar se aquele que tem a responsabilidade de gerir seus negócios tem realmente capacidade de liderança, doutra forma estará se sujeitando a prejuízos despercebidamente.

O verdadeiro líder consegue motivar seus subordinados com palavras e ações. Sua personalidade irradia segurança, razão pela qual as pessoas querem estar ao seu lado voluntariamente. Sua influência não vem do cargo que ocupa, mas de seu carisma, de sua capacidade. O Senhor Jesus Cristo irradiava segurança, multidões queriam estar perto dEle. Ninguém era "obrigado a ficar após o expediente" ouvindo-O, mas o povo não se afastava de sua presença, queria sempre ouvi-Lo. Essa era a razão do sucesso de Cristo. Ele, como líder por excelência, tinha seguidores voluntários. Os empresários evangélicos precisam de verdadeiros líderes na gerência de suas empresas, para que possam ter funcionários realmente motivados e assim poderem obter lucros em seus negócios.

Outra característica intrínseca ao líder é a capacidade de assumir responsabilidades. Há chefes que quando surge uma adversidade na administração sob sua responsabilidade, são os primeiros a procurar culpados. Imediatamente lançam a culpa sobre o mais fraco ou sobre aquele que lhe está mais próximo. São incapazes de assumir qualquer responsabilidade. Diferentemente, o líder assume as desventuras e responsabilidades do grupo, isso de forma voluntária, pois é óbvio que se seus comandados erraram foi devido a alguma falha de gestão, quando o líder não conseguiu orientar convenientemente seus liderados. O erro é inerente ao ser humano. O que deve ser combatido é a persistência no erro. A carência de tal visão induz à falsidade e à mentira, tornando contraproducente para a própria empresa. O erro deve ser reparado com diálogo e ensinamento, dando segurança ao funcionário que tem iniciativa(só erra quem faz), o que é um requisito indispensável à moderna administração, diferentemente daquele funcionário que só funciona à base de "empurrão". Lembrem-se, o Senhor Jesus Cristo, no Jardim do Getsêmani, assumiu sozinho as responsabilidades e ainda advogou pela causa de seus discípulos, dizendo que se era a Ele que os enviados dos fariseus procuravam, que então deixassem seus discípulos livres.

O líder tem a capacidade de gerar novos líderes. As pessoas que lhe estão próximas procuram imitá-las, seguir seus exemplos. O Senhor Jesus Cristo tinha essa capacidade em tão elevado grau que Paulo disse: " sede meus imitadores, como eu sou de Cristo." O verdadeiro líder não é mesquinho, não esconde ensinamentos. Ele procura sempre o crescimento do grupo. Pedro e Paulo são exemplos de líderes gerados pelo Cristo. As empresas evangélicas precisam de verdadeiros líderes gerindo seus negócios, pois assim crescerão, gerando empregos para a população, consequentemente reduzindo o índice de violência, permitindo assim que, com maiores lucros, o empresário evangélico possa oferecer ofertas maiores para a obra de Cristo.

Em suma, o verdadeiro líder atrai, retêm e inspira seguidores, portanto uma visão de liderança focada nos ensinamentos das sagradas escrituras muito contribuirá para o crescimento do Brasil e da Igreja de Cristo, pois somos o sal da terra.

Potestas Deo est


O autor é membro da União de Policiais Militares Evangélicos da Polícia Militar do RJ e Presidente da Associação dos Militares Auxiliares e Especialistas do mesmo Estado.



RecuarPara o alto


Exare suas ponderações
» Comentários até agora: 8.

Em 18/07/2011, às 10:57, Rodrigo Andrade, de Santarém, ponderou:
Esse texto é uma bênção para nós evangélicos que estamos crescendo no grau de lideraça. É lamentável que muitos que muitos cristãos estão crescendo sem saber liderar ou não crescem por não saber liderar. Aqui nesse texto encontrei uma base para liderar com competência e capacidade e de uma forma mais produtiva. Muito obrigado por me ajudar a abrir os olhos e ver que eu precisava melhorar em muitos aspectos, pois pensava que eu estava liderando de forma correta, mas atravez deste texto pude visualizar o que realmente é liderar.
Grato.
Em 19/03/2011, às 22:14, Juraci Santana Dos Santos, de Novo Gama, ponderou:
Gostei muito e gostaria que houvesse cursos por correpondecia para que todos fossem lideres esemplares como Pedro e Paulo e varios outros que sao sitados na biblia e no dia a dia
Em 10/02/2011, às 22:26, Osvaldo Luiz Da Silva, de São José Sc., ponderou:
fia e liderança. que Deus o ilumine em outros comentários para crescimento espiritual de nossos irmãos. um grande abraço do Pb e também irmão de farda, osvaldo membro da UMESC de SC.Estava procurando um comentário para um estudo bíblico na minha congregação e encontrei o que buscava para completar o estudo sobre che
Em 04/09/2010, às 23:26, Ingrid Anne, de COxim, ponderou:
O Senhor Jesus é o deve ser o nosso mestre. Muito bem inspirado pelo Espírito este texto. Que mais e mais pessoas sejem discípulos do Mestre Jesus e façam a diferença em nossos Dias! Que o Espírito Santo use sua vida, Melquisedec, para continuar a fazer a diferença no meio militar e outros tantos lugares que Deus permitir.
Em 22/06/2010, às 09:01, Dalva, de Ipatinga, ponderou:
gostei muito deste texto
Deus te abencoe e continue te abencoando para que vc possa abencoar a outros atravez da santa palavra de Deus
Em 18/01/2010, às 16:17, Analdo Ribeiro Ou Israel, de Formiga - MG - Brasil, ponderou:
REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Deus Vivo, e façamos jus ao poder do saber que o Nosso Senhor traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Crista
Em 03/08/2009, às 10:41, Valdineide Gomes De Oliveira Félix, de São Gonçalo, ponderou:
Amado irmão. Fica com Deus, agradeço a Deus por sua vida! Por me esclarecer, esse assunto de liderança na luz da palavra de Deus!! Fica com o nosso Deus!!!!
Em 20/07/2009, às 11:26, Edi Da Fonseca Cardoso, de Rio De Janeiro, ponderou:
Amado irmão. Sou grata a DEUS por tão ungido estudo sobre Sua Palavra, apresentando JESUS CRISTO como exemplo máximo de LÍDER. Foi extremamente útil para minha vida espiritual e ministério na EBD. No Amor e na Paz de JESUS CRISTO, irmã Edi

Comente o texto
Nome:  

Cidade:  

E-mail (não será publicado):  

Comentários:  

» Você pode digitar mais 1024 caracteres.
Digite a seguir o que você lê abaixo:  
N50j5I1


 

Importante: utilize este formulário para ponderar somente sobre o texto acima. Comentários sobre a nossa página devem ser postados na seção Contato.
Busca de Estudo Bíblico
Busca

DTM - Dicionário de Termos Militares
Termos, gírias e expressões da linguagem militar do dia-a-dia. Consulte:

Bíblia Online
Bíblia Online

Capítulo:    Versículo:

     
Palavra(s):

    
Interatividade
RSS Militar Cristão Militar Cristão no Facebook Militar Cristão no Twitter Assine abaixo o Boletim de Notícias
E-mail: