Atenção: habilite seu browser para o uso de Javascript!


Apologética

Implicações da Perda da Salvação

Por Aislan Fernandes Pereira

Importante: antes de submeter este texto à impressão, clique em "Texto Integral",
ao final desta página, para não comprometer a divisão do texto em páginas na impressora.

Página 2 de 3
Ir para a página:   01   02   03   

... (não muda) e eterna, o amor de Deus, não o nosso amor frágil, infiel e inconstante (Romanos 8.31-39; João 5.24).

7. A vida “eterna” não é eterna.

Algo eterno não se dá por um dia, um mês, um ano ou mesmo cem anos. É eterno. (João 3.14-16; 10.27-29; 1 João 2.25; 5.10-11,13; Romanos 6.23).

8. Não pode haver esperança na salvação.

Alguns textos afirmam que podemos ter esperança ou alegria na eterna salvação (Hebreus 6.11; 10.23; Romanos 5.2,5; Tito 1.1-2; 1 Pedro 1.3-6). Isto seria impossível se pudéssemos cair dessa salvação a qualquer momento. Um cristão nunca vai poder está alegre (com segurança) com sua justificação, salvação de Deus, porque de fato ela ainda não ocorreu. A qualquer momento pode perdê-la. Na prática, para não caírem numa auto-ilusão religiosa, muitos cristãos começam a trocar a idéia da salvação da morte eterna dos pecados pela salvação das conseqüências temporárias do pecado, como o sofrimento, a doença, as dificuldades financeiras, os vícios. Para assim se achar convencido de que tem “paz” com Deus ou é feliz com Jesus. Mas essa paz não é aquela paz da reconciliação do pecador com Deus (Romanos 5.1,11).

9. Existem pecados dos quais Cristo não tem força para nos salvar.

Quem se atreve a dizer qual pecado, que tipo e com que freqüência o sacrifício vicário (substitutivo) de Jesus (Deus) não tem força ou valor?

10. A salvação não é de Deus.

A salvação é pela graça porque é Deus quem salva, por isso recebermos a salvação mediante a fé (instrumento) e não mediante obras, que então se tornariam (parte da) causa da salvação (Efésios 2.8). E Deus é quem salva, porque sua salvação é completa do início ao fim, por isso Ele é o Autor e Consumador de nossa fé, aquele que inicia e termina a obra da salvação (Filipenses 1.6; Hebreus 12.2; Hebreus 5.9; 1 Coríntios 1.5-8). Portanto, é um equívoco grande alguém perder a salvação porque nunca a ganhou, nem no início nem no fim da obra. Caso contrário, teríamos um Deus descuidado que começa obras, principalmente a salvação de almas, e não termina. Ele não é Onisciente e Soberano? E mesmo que alguém pense tolamente em devolver a salvação a Deus estará perdendo sem tempo, porque novamente afirmo: a salvação do pecador está nas mãos (propriedade exclusiva e incondicional) de Deus (João 6.37; 10.27-29).

11. Não há herança guardada e não há filiação nenhuma.

Há uma herança – incorruptível, incontaminável – guardada nos céus para os salvos (1 Pedro 1.3-6; 2 Timóteo 1.12). Como Deus pode guardar algo “nos céus” se não tiver a certeza de que aqui na terra não cairemos da salvação? Mas alguém pode questionar: “Deus é soberano, portanto pode refazer quantas vezes quiser a nossa herança.”. Este é com certeza um Deus mutável de tanta inconstância, ignorante por não saber de nada do futuro e bobo por acreditar na impossibilidade de queda do pecador. É mais cômodo, portanto, da parte de Deus não preparar lugar nenhum para os salvos (João 14.2-3). Ora, a Bíblia também ensina que o salvo é adotado e gerado como filho de Deus ou irmão de Jesus (Romanos 8.15-17; Gálatas 4.4-7) e se torna, portanto, herdeiro de Deus, co-herdeiro de Cristo. Deus não nos deserta porque a causa exclusiva de nossa adoção está em Seu filho Jesus Cristo, cuja fidelidade é eterna.

12. Não há selo do Espírito Santo.

A Bíblia diz que somos selados pelo Espírito Santo (Efésios 4.30). Mas tem muito crente que não sabe o significado disto. E somos selados no momento da conversão: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para a redenção da possessão de Deus, para louvor de sua glória” (Efésios 1.13-14). Deus colocando a si mesmo (Espírito Santo) como garantia de que nunca perderemos a salvação. Já imaginou tal garantia ser falha?

13. Os anjos seriam bobos em ficar alegres com o arrependimento do pecador.

“Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lucas 15.10). Acho que já cansaram disto. Imagine todos no céu numa só alegria, mas ninguém no céu tem segurança nenhuma de sua alegria. Aliás, como posso ficar alegre com a salvação de alguém com a eminência de perdê-la a qualquer momento?

3. Considerações finais

De tudo que foi dito – se o leitor de fato leu com cuidado tudo e os versículos – fica claro a maravilha de se crer e viver sob a verdade da segurança eterna do salvo. Os problemas, contudo, são determinados pensamentos que nos fazem acreditar ser tal verdade uma ameaça à vitalidade espiritual da igreja e do cristão.

Dentre alguns pensamentos um bem corrente é: “Pecarei o quanto quiser, porque sempre estarei salvo”. Quem pensa assim nunca foi gerado por Deus, apesar de achar que adotado por Deus. Será que Deus seria bobo de adotar alguém e não gerar uma nova natureza (Gálatas 4:4-7)? Será que um filho, que ama sua mãe de todo coração diria: “Pecarei o quanto quiser. Sei que mamãe ainda vai continuar me amando, por isso continuarei fazendo que é errado”? Quem pensa assim não recebeu uma nova natureza que não impossibilita pecar, mas impossibilita viver como antes até a morte. Por isso, há casos em que alguém cometa um pecado feio e até se desvie por um bom tempo, mas seu coração sempre estará voltado para Deus, mais cedo ou mais tarde. O julgamento cabe a Deus. Há aqueles que não voltam mais ao caminho de Deus, porém aqueles que voltam vamos fechar as portas da igreja?

Alguns muitas vezes não ficam com dúvidas de sua salvação apenas pela própria prática, porém pela prática de outros, que eram grandes líderes e hoje cometem coisas vergonhosas. Ora, não existiu um apóstolo, com poderes de apostolado, mas que nunca foi crente? Judas traiu a Jesus e tinha o poder de expulsar demônios e curar enfermos (Mateus 10.1). Deus não limita seus dons apenas a Igreja ou aos crentes, pois age com misericórdia ...


Texto Integral


Página 2 de 3
Ir para a página:   01   02   03   




RecuarPara o alto


Exare suas ponderações
» Comentários até agora: 10.

Em 29/08/2011, às 23:28, Pr. Moises Damazio, de Florianopolis, ponderou:
Fantastico, nada a reprovar,
vou ficar ligado neste site.
Uma benção

Pr. Moises IBB
Floripa
Em 19/01/2011, às 16:57, Milton Luis Do Nascimento, de Dourados MS, ponderou:
Pena que não da pra copiar
Em 07/12/2010, às 20:21, Júlio César J. Dias, de São Bernardo Do Campo, ponderou:
A Paz do Senhor!
Primeiramente quero parabenizar o Aislan pela forma clara, maravilhosa e sábia com que desenvolveu os argumentos com base bíblica.
Acredito que foi extremamente convincente, todavia gostaria que me fosse tirado uma duvida, senão vejamos:

Quanto ao texto do livro de I Timóteo 4:1 " O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios"
Considerando este enunciado podemos entender que existe a possibilidade de um crente salvo em Cristo de abandonar a fé, ou seja deixar de estar com Cristo e seguir Satanas, pois aqui no texto diz abandonar a fé e não uma religião, vez que somos salvos pela fé em Cristo e não pelas obras

Segunda situação:
Já um segundo texto de Apocalipse 3:5 " O vencedor será igualmente vestido de branco.Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas reconhecerei diante do meu Pai e seus anjos."
Neste texto entendemos que que há a possibilidade de um crente Salvo em Cristo perder a salvação?"
Em 15/10/2010, às 22:17, Neide A. Da Silva, de São Paulo, ponderou:
O item crucial da salvação trazida do Céu por Cristo foi o perdão, pois para perdoar o homem, Ele veio, e com a nobre missão de ensinar o homem a perdoar e usar de misericórdia para com o próximo consistia o Seu santo trabalho na Terra, por isto, em Mateus 18: 21-22 Ele disse para perdoar setenta vezes sete, que conferindo com a Bíblia quer dizer sempre, ou seja, este perdão tem que ser ao dia, como diz em Lucas 17: 4
E ainda disse o Mestre Divino em Mateus 6: 14- 15 que se perdoar-mos seremos perdoados, e se não perdoar-mos, por Deus, o Pai Celestial, não seremos perdoados e conseqüentemente não entraremos no Céu, na Cidade Santa, pois no Céu não entrará quem Deus não perdoou.
E é importante salientar que quem não perdoa, destrói a Vitória do Sacrifício de Cristo, blasfemando assim, contra o Espírito Santo ao difamar a Glória de Deus, ou seja, ao tirar do filho de Deus, a Sua Boa Fama, isto é, a Fama de Salvador Misericordioso e Perdoador, pois Jesus Cristo é a Glória de Deus, porquanto o Filho é a Glória do Pai.
Ficando ainda quem não perdoa condenado, pelo motivo de blasfemar conta o Espírito Santo, ao que disse Cristo em S. Marcos 3: 29 isto é, a ser réu do Eterno Juízo.
Portanto a Palavra de Deus, que também é chamada de o Sangue do Cordeiro, e de Água Viva, depois do santo batismo, é o que lava e conserva embranquecidas, as nossas vestes espirituais ficando assim, nós, aptos para entrarmos no Céu, a Sião Celestial a Cidade Santa, como diz o Anjo Divino em Apocalipse 22: 14.
Eis o porquê que o cristão, ou seja, os filhos de Deus devem ir sempre à igreja, é justamente para conservarem brancas as suas vestes espirituais.
Pois não sabemos à “nossa hora” chegada, porque pra morrer basta estar vivo, porquanto assim como doença não é sinal de morte, saúde não é sinal de vida.
E perdoar sempre, conservando as nossas vestes espirituais embranquecidas pela Palavra de Deus, é o segredo para se entrar no Céu.
Em 31/05/2010, às 23:58, NMB, de Rio De Janeiro, ponderou:
1. Insuficiência de Jesus como Advogado junto a Deus.

Argumentação bíblica:

Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do concerto com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo " (Heb. 10:26-31).

As mesmas considerações valem para os outros textos, é preciso ressaltar que aquele que permanece em Cristo jamais perderá a salvação, antes pode ter certeza dela, mas aquele que o abandona pode ter certeza do oposto
Em 31/05/2010, às 23:39, NMB, de Rio De Janeiro, ponderou:
Gostaria de levantar uma ressalva, você afirmou que o enunciado da perda da salvação gera um problema que pode ser compreendido de forma bíblico-lógica, bem então primeiro pensemos de forma lógica:

1. Insuficiência de Jesus como Advogado junto a Deus.

De forma lógica, não há falha na advocacia de Cristo, se me permite um alerta, você cometeu um erro fatal ao escrever este texto, confundiu apostasia com "perder a salvação por causa do pecado", no caso da apostasia, defendida por todo arminiano, significa um abandono consciente e definitivo da fé cristã, desta forma o individuo está "abrindo mão" de seu advogado e decidindo legalmente defender a si mesmo perante o juiz (falando juridicamente), não há falha por parte do advogado, porque o mesmo não estará advogando.

Para ilustrar a diferença entre apostasia e um cristão em pecado, considere as seguintes sentenças:

"Se eu pecar, perderei minha salvação?" - Neste caso a resposta do seu texto é válida.

"E se eu deliberadamente abandonar a cristo?" - Outro caso
Em 02/04/2010, às 17:49, Paulino, de Joinville, ponderou:
Entendo os comentários, porém o cristão tem que ser vigilante tal qual um soldado na guerra, pois ainda que sejamos pecadores temos de constantemente nos arrempender. esta visão serve bem para os calvinista, uma vez salvo, salvo para sempre. è melhor vigiar
Em 14/12/2009, às 11:39, Edison Luis Fernandes, de São Bernardo Do Campo, ponderou:
Por isso eu sou salvo e feliz, pois já não há mais condenação para mim.
Preciso e esclarecedor, parabéns irmãos, que isso tire o julgo de nossos irmãos, para que possamos avançar na pregação deste evangelho maravilhoso. Se a salvação dependesse 99% de Deus e 1% do homem, estaríamos todos condenados.
Em 09/12/2009, às 18:58, Rodrigo Dias, de Bruxelas, ponderou:
poderia me passar este estudo por favor
Em 04/12/2009, às 16:50, David, de Bruxelas, ponderou:
poderia por favor me enviar o estudo para o meu email, nao consigo copiar_

Obrigado

Comente o texto
Nome:  

Cidade:  

E-mail (não será publicado):  

Comentários:  

» Você pode digitar mais 1024 caracteres.
Digite a seguir o que você lê abaixo:  
jY98M0


 

Importante: utilize este formulário para ponderar somente sobre o texto acima. Comentários sobre a nossa página devem ser postados na seção Contato.
Busca de Estudo Bíblico
Busca

DTM - Dicionário de Termos Militares
Termos, gírias e expressões da linguagem militar do dia-a-dia. Consulte:

Bíblia Online
Bíblia Online

Capítulo:    Versículo:

     
Palavra(s):

    
Interatividade
RSS Militar Cristão Militar Cristão no Facebook Militar Cristão no Twitter Assine abaixo o Boletim de Notícias
E-mail: