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Apologética

Implicações da Perda da Salvação

Por Aislan Fernandes Pereira

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... (Romanos 9.16,18). Esta verdade é muito pouco conhecida no meio evangélico hoje e os reformadores a chamavam de Graça Comum. Logo, existem quedas que na verdade são supostas quedas, pois “Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco. Mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós” (1 João 2.19).

Muita interpretação precipitada pode levar a destruição da mente de muitos cristãos, por isso aquele que interpreta não esqueça a sua responsabilidade perante outros e não esqueça as graves implicações quando um texto dá a entender aparentemente que se perde a salvação, pois há pontos difíceis na Bíblia que necessitam de um estudo mais acurado.

O zelo sem entendimento aliena ou gera fanatismo. Sejamos abertos em ouvir e humildes em aprender de “menores” como cristãos.


Texto Integral


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» Comentários até agora: 10.

Em 29/08/2011, às 23:28, Pr. Moises Damazio, de Florianopolis, ponderou:
Fantastico, nada a reprovar,
vou ficar ligado neste site.
Uma benção

Pr. Moises IBB
Floripa
Em 19/01/2011, às 16:57, Milton Luis Do Nascimento, de Dourados MS, ponderou:
Pena que não da pra copiar
Em 07/12/2010, às 20:21, Júlio César J. Dias, de São Bernardo Do Campo, ponderou:
A Paz do Senhor!
Primeiramente quero parabenizar o Aislan pela forma clara, maravilhosa e sábia com que desenvolveu os argumentos com base bíblica.
Acredito que foi extremamente convincente, todavia gostaria que me fosse tirado uma duvida, senão vejamos:

Quanto ao texto do livro de I Timóteo 4:1 " O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios"
Considerando este enunciado podemos entender que existe a possibilidade de um crente salvo em Cristo de abandonar a fé, ou seja deixar de estar com Cristo e seguir Satanas, pois aqui no texto diz abandonar a fé e não uma religião, vez que somos salvos pela fé em Cristo e não pelas obras

Segunda situação:
Já um segundo texto de Apocalipse 3:5 " O vencedor será igualmente vestido de branco.Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas reconhecerei diante do meu Pai e seus anjos."
Neste texto entendemos que que há a possibilidade de um crente Salvo em Cristo perder a salvação?"
Em 15/10/2010, às 22:17, Neide A. Da Silva, de São Paulo, ponderou:
O item crucial da salvação trazida do Céu por Cristo foi o perdão, pois para perdoar o homem, Ele veio, e com a nobre missão de ensinar o homem a perdoar e usar de misericórdia para com o próximo consistia o Seu santo trabalho na Terra, por isto, em Mateus 18: 21-22 Ele disse para perdoar setenta vezes sete, que conferindo com a Bíblia quer dizer sempre, ou seja, este perdão tem que ser ao dia, como diz em Lucas 17: 4
E ainda disse o Mestre Divino em Mateus 6: 14- 15 que se perdoar-mos seremos perdoados, e se não perdoar-mos, por Deus, o Pai Celestial, não seremos perdoados e conseqüentemente não entraremos no Céu, na Cidade Santa, pois no Céu não entrará quem Deus não perdoou.
E é importante salientar que quem não perdoa, destrói a Vitória do Sacrifício de Cristo, blasfemando assim, contra o Espírito Santo ao difamar a Glória de Deus, ou seja, ao tirar do filho de Deus, a Sua Boa Fama, isto é, a Fama de Salvador Misericordioso e Perdoador, pois Jesus Cristo é a Glória de Deus, porquanto o Filho é a Glória do Pai.
Ficando ainda quem não perdoa condenado, pelo motivo de blasfemar conta o Espírito Santo, ao que disse Cristo em S. Marcos 3: 29 isto é, a ser réu do Eterno Juízo.
Portanto a Palavra de Deus, que também é chamada de o Sangue do Cordeiro, e de Água Viva, depois do santo batismo, é o que lava e conserva embranquecidas, as nossas vestes espirituais ficando assim, nós, aptos para entrarmos no Céu, a Sião Celestial a Cidade Santa, como diz o Anjo Divino em Apocalipse 22: 14.
Eis o porquê que o cristão, ou seja, os filhos de Deus devem ir sempre à igreja, é justamente para conservarem brancas as suas vestes espirituais.
Pois não sabemos à “nossa hora” chegada, porque pra morrer basta estar vivo, porquanto assim como doença não é sinal de morte, saúde não é sinal de vida.
E perdoar sempre, conservando as nossas vestes espirituais embranquecidas pela Palavra de Deus, é o segredo para se entrar no Céu.
Em 31/05/2010, às 23:58, NMB, de Rio De Janeiro, ponderou:
1. Insuficiência de Jesus como Advogado junto a Deus.

Argumentação bíblica:

Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do concerto com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo " (Heb. 10:26-31).

As mesmas considerações valem para os outros textos, é preciso ressaltar que aquele que permanece em Cristo jamais perderá a salvação, antes pode ter certeza dela, mas aquele que o abandona pode ter certeza do oposto
Em 31/05/2010, às 23:39, NMB, de Rio De Janeiro, ponderou:
Gostaria de levantar uma ressalva, você afirmou que o enunciado da perda da salvação gera um problema que pode ser compreendido de forma bíblico-lógica, bem então primeiro pensemos de forma lógica:

1. Insuficiência de Jesus como Advogado junto a Deus.

De forma lógica, não há falha na advocacia de Cristo, se me permite um alerta, você cometeu um erro fatal ao escrever este texto, confundiu apostasia com "perder a salvação por causa do pecado", no caso da apostasia, defendida por todo arminiano, significa um abandono consciente e definitivo da fé cristã, desta forma o individuo está "abrindo mão" de seu advogado e decidindo legalmente defender a si mesmo perante o juiz (falando juridicamente), não há falha por parte do advogado, porque o mesmo não estará advogando.

Para ilustrar a diferença entre apostasia e um cristão em pecado, considere as seguintes sentenças:

"Se eu pecar, perderei minha salvação?" - Neste caso a resposta do seu texto é válida.

"E se eu deliberadamente abandonar a cristo?" - Outro caso
Em 02/04/2010, às 17:49, Paulino, de Joinville, ponderou:
Entendo os comentários, porém o cristão tem que ser vigilante tal qual um soldado na guerra, pois ainda que sejamos pecadores temos de constantemente nos arrempender. esta visão serve bem para os calvinista, uma vez salvo, salvo para sempre. è melhor vigiar
Em 14/12/2009, às 11:39, Edison Luis Fernandes, de São Bernardo Do Campo, ponderou:
Por isso eu sou salvo e feliz, pois já não há mais condenação para mim.
Preciso e esclarecedor, parabéns irmãos, que isso tire o julgo de nossos irmãos, para que possamos avançar na pregação deste evangelho maravilhoso. Se a salvação dependesse 99% de Deus e 1% do homem, estaríamos todos condenados.
Em 09/12/2009, às 18:58, Rodrigo Dias, de Bruxelas, ponderou:
poderia me passar este estudo por favor
Em 04/12/2009, às 16:50, David, de Bruxelas, ponderou:
poderia por favor me enviar o estudo para o meu email, nao consigo copiar_

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